OS TRANTORNOS DE ANSIEDADE

Share

Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.

Apesar de parecer simples a definição sua investigação é bastante pormenorizada, tanto que existem diversas correntes psicológicas com intervenções diferentes à mesma questão.

Ela está presente no ser humano, desde a infância até a velhice, no entanto a um nível de ansiedade que acarreta desconforto para o individuo e familiares e é justamente nesse patamar que os pesquisadores e profissionais de saúde se debruçam.

gerados ou irracionais, especialmente as menores.2,3 A ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo, ou qualitativamente diversos do que se observa como norma naquela faixa etária e interferem com a qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo.




Os transtornos ansiosos são quadros clínicos em que esses sintomas são primários, ou seja, não são derivados de outras condições psiquiátricas (depressões, psicoses, transtornos do desenvolvimento, transtorno hipercinético, etc.), como exemplo podemos citar:

  • Problemas com o sono
  • Roer as unhas frequentemente sem motivo aparente ou até ferir
  • Preocupação excessiva
  • Comportamentos compulsivos
  • Tensão muscular

Os transtornos ansiosos são os quadros psiquiátricos mais comuns tanto em crianças quanto em adultos, com uma prevalência estimada durante o período de vida de 9% e 15% respectivamente.

A causa dos transtornos ansiosos é muitas vezes desconhecida e provavelmente multifatorial, incluindo fatores hereditários, relacionais e ambientais diversos. Entre os indivíduos com esses transtornos. Por esse motivo, a procura de um suporte profissional pode ajudar a lhe dar com o problema de forma mais pontual.

De modo geral, o tratamento é constituído por uma abordagem multimodal, que inclui orientação, suporte terapêutico, uso de psicofármacos e intervenções familiares.

READ  SATISFAÇÃO E SAÚDE NO TRABALHO

Entre os transtornos mais conhecidos estão:

  • Transtorno de ansiedade de separação (infantil)
  • Transtorno de ansiedade generalizada
  • Fobias específicas
  • Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
  • Fobia social

Até a década de 80, havia a crença de que os medos e preocupações durante a infância eram transitórios e benignos. Reconhece-se hoje que podem constituir transtornos bastante frequentes. A identificação precoce dos transtornos de ansiedade pode evitar repercussões negativas na vida social e familiar.

Referências: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v22s2/3791.pdf