CONSUMO DE ÁLCOOL E DOENÇAS MENTAIS

Share

O uso de álcool é um costume enraizado em nossa sociedade, em eventos e comemorações é comum constatar o consumo da bebida. Com esse hábito vários problemas são desencadeados e tantos outros são camuflados devido ao seu uso.

Quando o consumo é de forma descontrolada, movido pela compulsão, acarretando danos na saúde do individuo temos aí caracterizado o transtorno de alcoolismo que acomete milhões de pessoas no mundo e 10% da população brasileira, em sua maioria homens. É sem dúvida uma grave doença crônica e multifatorial de difícil tratamento com influências de fatores genéticos, psicossociais e ambientais, tendo como um dos principais obstáculos a banalização do uso e a falta de apoio da família. Suas dimensões multifatorial classificam-se em leve, moderado e grave.

Muitas vezes os pacientes alcoólatras tem um relação com depressão e outros transtornos o que pode torna-los propensos ao suicídio, pensamentos de inferioridade, comportamentos agressivos e/ou de isolamentos social. Por isso o acompanhamento familiar juntamente com profissionais de saúde é de fundamental importância no tratamento.

As formas de tratamento contra o alcoolismo são muito diversificadas dentre elas temos, o tratamento ambulatorial, grupos de auto ajuda, consultas psicológicas e psiquiátricas e por último internações.

Vale lembrar que o apoio da familiar é de fundamental importância para o empoderamento do paciente e relocação social desse sujeito, assim como o proporcionamento de ampliação de sua consciente dentro de uma perspectiva religiosa pode ter um caráter terapêutico.

Hoje as políticas públicas em saúde mental apesar dos grandes avanços, como a reforma psiquiatra, ainda tem muitos problemas a serem enfrentados e resolvidos, dentre eles podemos citar a falta de profissionais, poucas unidades de acolhimento, qualificação, tudo isso reflete em uma insuficiencia no atendimento públicos de pessoas com esse quadro.

READ  A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL




Osmar Ramos/ Graduando em Psicologia UEFS